Páginas

“Todo Origami começa quando pomos a mão em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato.”
Tomoko Fuse

quinta-feira, 6 de março de 2008

Perfeição

Esse texto foi escrito por mim na oitava série, o tema era a perfeição. Ele foi um tanto quanto alterado, pois eu mesmo já não escrevo da mesma forma e não me conti, alterei-o. Acho que vou continuar a colocar alguns textos meus aqui, sempre que encontrar algo interessante. Aliás, meu caderno de redação foi um achado incrível!!

Excelência, não poder ser melhorado. Afinal, é realmente possível algo não possuir erros ou falhas, é alcançável um estado no qual não sejam necessárias melhorias? Ser perfeito universalmente é algo próximo da realidade ou apenas outro devaneio da mente humana?

Sim, é completamente possível. Desde que todos compartilhem a mesma opinião e pensem de um mesmo modo. Entretanto, apesar de hipoteticamente possível, essa perfeição chegaria a esfera do real, do mundo físico e prático? Seria possível por algum meio que uma mesma opinião se estendesse a mais de seis bilhões de pessoas, em vários idiomas, continentes e etnias? Não ter diferenças entre um número tão grande de pessoas, é totalmente verossímil?

Creio que não. Por exemplo, no Japão, algo normal para nós, como ajudar as pessoas com suas sacolas nos ônibus e metrôs, que para os brasileiros é educado e comum, no Japão, é estranho e desnecessário, pois há infra-estrutura para isso por toda a rede de transporte público do país. Outro exemplo mais conhecido é o hábito de menor freqüência na higiene pessoal em alguns países europeus, aceito como normal por estes e estranhado pela grande maioria dos brasileiros.

Após a exposição destes exemplos que retratam algumas diferenças entre culturas do mundo, espero ter sido capaz de convencer e comprovar minha tese de que a perfeição universal é utópica.

Opinião, cultura e conceitos individuais. É sobre isso que a perfeição realmente se trata. Não há nada que se possa fazer para mudar essa verdade absoluta e eterna, a da diferença entre cada um de nós.


Escrito a 09/02/2006

Nenhum comentário: