Páginas

“Todo Origami começa quando pomos a mão em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato.”
Tomoko Fuse

quinta-feira, 6 de março de 2008

Preservação e Desenvolvimento:

Esse aqui também foi escrito na oitava série, antes de vários acontecimentos, antes daqueles livros do Al Gore e do alarmismo americano quanto ao aquecimento global.


Preservação e Desenvolvimento:

Inimigos ou Poderosos Aliados?

A preservação do meio ambiente tem se tornado tema muito importante em diversos contextos, tanto na política como na indústria, além de ser o tema mais alarmante depois das guerras.

Manter a limpeza dos rios e evitar o desmatamento, o que se tem tentado nos últimos tempos, está longe de ser o ideal para a preservação eficiente do meio ambiente Existem várias ONG’s, organizações não-governamentais, com propostas e soluções para a manutenção da vida na Terra, que depende diretamente da proteção ambiental. Entre essas soluções estão o uso de combustíveis renováveis, uso das energias eólica e solar, proteção eficiente das matas e florestas, melhorias nas condições de descarte de dejetos hospitalares e industriais, além de outras, que, se utilizadas e postas em prática, poderiam começar a salvar o nosso planeta.

Apesar de terem propostas realistas e práticas, as ONG’s têm pouco poder para realizá-las, pois não possuem poder junto aos governos, o que as impede de iniciar as melhorias possíveis. Além disso, aquelas que conseguem algo na grande máquina burocrática do Estado, muitas vezes encontram problemas orçamentários.

Por outro lado, já existem várias empresas que cumprem seu papel para evitar uma destruição ainda maior do planeta, como as florestas de produção de papel, ou as que reciclam os materiais utilizados na produção, como as de vidro para garrafas ou as de metal para latas. Se toda empresa utilizasse este tipo de procedimento, muitos danos seriam evitados, tornando possível um desenvolvimento sustentável do mercado internacional, trazendo benefícios a própria raça humana.

A preservação e o desenvolvimento podem sim andar juntos, se os governos e empresas se conscientizarem e iniciarem o mais cedo o possível a economia e reciclagem de recursos, evitando os danos irreparáveis a vida do planeta.

N.A. : Apenas o necessário foi modificado, para manter a coesão correta, procurando sempre manter o sentido integral do texto intacto.

Escrito a 20/09/2006

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esse blog!!!
Sim eu estou aqui sim!! ^^
"Além de mim, só acho que tem um único colega meu, que inclusive tentou ajudar com propaganda e tudo mais."
Fico feliz em " patrocinar" esse blog!!!
Parabéns!!!
(aguardo novos textos(muito massa) e origamis claro!)